Agora é oficial: Luis Zubeldía é novo treinador do Fluminense. O comandante argentino chega para ocupar o cargo deixado por Renato Gaúcho na última terça-feira (23), após a eliminação na Copa Sul-Americana. No Tricolor, Zubeldía chega com mais cinco profissionais para encorpar sua comissão técnica.
A negociação não se arrastou, muito pelo contrário, foi bem rápida. O Fluminense se reuniu para debater nomes e traçar o perfil de seu próximo treinador. Após avançar nessa etapa, o Tricolor das Laranjeiras realizou os primeiros contatos para abrir negociação com o técnico de 44 anos.
Nesse sentido, agora já anunciado, Zubeldía já se prepara para comandar seu primeiro treinamento como treinador do Fluminense. A atividade está marcada para esta sexta-feira (26) no CT Carlos Castilho, quando o argentino se apresenta ao clube e também ao grupo de jogadores.
Agora, a expectativa fica pela estreia do técnico à frente do Tricolor. Caso seja regularizado a tempo, Zubeldía tem grandes chances de já comandar o time no clássico contra o Botafogo, no Maracanã, no próximo domingo (28). Caso contrário, o auxiliar técnico Marcão é quem fica na beira do gramado.
Passagem de Zubeldía pelo São Paulo
Contratado em abril de 2024, Zubeldía chegou ao Tricolor depois do início ruim no Brasileirão e na estreia da Libertadores sob o comando de Thiago Carpini. Inicialmente, o comandante argentino caiu nas graças do torcedor são-paulino. Com sua maneira mais enérgica de se comunicar com o time na beira de campo, o seu lado explosivo em reclamações e comemorações logo viralizou.
Assim, seu comportamento acabou se tornando um problema. Zubeldía recebeu, ao todo, 35 cartões no comando do São Paulo; sendo 32 amarelos e três vermelhos. Logo, o time frequentemente jogava sem ele na área técnica.
Por fim, o que mais pesou para o treinador deixar o comando técnico do São Paulo foi o desempenho no Campeonato Brasileiro. Antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o clube só havia somado 12 pontos em 12 partidas. Assim, sabendo que não mudaria o cenário na velocidade exigida pelos torcedores, decidiu entregar o cargo no dia 16 de junho. Ao todo, foram 85 jogos, 37 vitórias, 27 empates e 21 derrotas pelo clube.