Neste sábado (27/09), a Prefeitura do Rio, em parceria com o Ministério da Saúde, entregou as reformas de três setores do Hospital do Andaraí: ortopedia, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e cozinha. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, destacou que os investimentos federais somam R$ 600 milhões, com 30% das obras concluídas e previsão de finalização das principais melhorias no primeiro trimestre de 2026.
O setor de ortopedia, no 2º andar, foi totalmente reformado, com 38 leitos, enfermarias, sala de gesso e farmácia, reforçando o atendimento a vítimas de acidentes com motocicletas. Somente este ano, mais de 21 mil atendimentos desse tipo já foram realizados na rede municipal, e o investimento nas reformas permitirá reduzir filas e ampliar o cuidado a esses pacientes.
O CTQ, no 9º andar, recebeu melhorias em sala de cirurgia, UTI e balneoterapia, mantendo sua posição como referência nacional no tratamento de queimados. A cozinha, reaberta após 12 anos, agora tem capacidade para preparar 3,2 mil refeições diárias, garantindo alimentação própria para pacientes e acompanhantes, sem depender de transporte externo.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou os avanços, como aumento de cirurgias, internações e instalação de tomógrafo e acelerador linear. Desde que a Prefeitura assumiu a gestão, o número de leitos subiu de 150 para 270, a emergência foi reaberta, o CTI ampliado e o ambulatório do 3º andar inaugurado, além de outras melhorias. Até o primeiro semestre de 2026, estão previstas reformas de enfermarias, centro cirúrgico, oncologia, centros de imagem, elevadores, novo setor de trauma e centro de emergência regional.