Um policial militar e outros dois homens foram presos nesta segunda-feira (29) por integrar uma milícia em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O sargento Diego Baptista Silva, seu primo Thiago Baptista de Jesus e Lucas Dias da Silva extorquiam e ameaçavam comerciantes do Centro da cidade. A prisão faz parte da Operação Despojador, que já havia detido o líder da quadrilha no início do mês.
A ação cumpriu três mandados de prisão temporária. As investigações revelaram que, mesmo após a prisão de Marcelo Feital, o “Caroço”, o trio continuou com as extorsões, focando em comerciantes com imóveis sem documentação regularizada, que eram ameaçados a desocupar os estabelecimentos.
No último sábado (27), uma vítima foi abordada em casa, agredida com coronhadas e ameaçada de morte caso não deixasse seus imóveis. Após o episódio, o delegado Márcio Esteves de Jesus solicitou a prisão dos criminosos, que foi deferida pelo Plantão Judicial.
O sargento Diego será encaminhado ao Batalhão Prisional da PM, enquanto Thiago e Lucas seguem para o sistema penitenciário. A Corregedoria da corporação acompanha o caso e abrirá processo administrativo. O grupo chefiado por “Caroço” é conhecido pela violência, ameaçando inclusive explodir lojas com pessoas dentro, e algumas vítimas chegaram a deixar o país para fugir das intimidações.