A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realizou, na manhã desta terça-feira (30/09), uma ação de acolhimento e ordenamento na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na região da Mangueira. A operação apreendeu 15 facas e objetos perfurocortantes, um simulacro, dois alicates e objetos para o consumo de drogas. Assistentes sociais participaram da ação, mas todas as 20 pessoas abordadas recusaram o acolhimento. Ao todo, foram recolhidas mais de 15 toneladas de entulhos que estavam sobre o passeio público.
A ação, que teve início por volta das 8h20, também contou com a participação da Polícia Militar, Comlurb e assistentes sociais. Não houve a necessidade de interdição da via durante a operação. Cinco pessoas tiveram a ficha criminal checada pelos agentes, mas não houve conduções para a delegacia. “O objetivo principal dessas ações é oferecer o acolhimento as pessoas em situação de rua. No entanto, nós também precisamos ordenar o espaço público e não permitir que verdadeiras residências erguidas em madeiras e lonas nas vias da cidade, conforme previsto no Código de Posturas Municipal”, destaca o responsável pela Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI), Marcus Vieira.
A SEOP realiza ações periódicas em todas as áreas da cidade. Somente entre os dias 22 e 28 de setembro de 2025, 1.528 pessoas em situação de rua foram abordadas pelas equipes, mas apenas 33 delas aceitaram o acolhimento. Mais de 200 itens como facas e objetos perfurocortantes foram retirados das ruas pelas equipes. Do total de abordados, mais de 200 tiveram a ficha criminal checada. Três deles foram conduzidos para a delegacia e um deles permaneceu preso por estar com mandado de prisão em aberto.