A cidade de Bom Jardim se tornou o foco do turismo fluminense nesta sexta-feira (03), com a abertura da ExpoRio Turismo Caminhos da Serra, realizada no auditório do Complexo Cultural do município. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, leva ao interior do estado o formato de sucesso que tem impulsionado o turismo na capital, destacando também a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para promover o artesanato e o turismo rural.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, foi o principal orador e destacou números expressivos do setor, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional:
“O Rio de Janeiro está prestes a ultrapassar recordes de visitantes estrangeiros. Até agosto de 2025, o estado recebeu 1.474.934 turistas internacionais, crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo 96% do fluxo anual anterior. A projeção é superar 2 milhões de visitantes estrangeiros até o fim do ano”, afirmou Tutuca.
O Programa Estadual do Artesanato também foi celebrado, colocando o Rio de Janeiro do 13º para o 3º lugar no ranking nacional. Tutuca ressaltou ainda a implementação do Tax Free, sistema pioneiro no Brasil que permite reembolso do ICMS a turistas estrangeiros, com expectativa de dobrar os gastos dos visitantes e gerar impacto anual superior a R$ 2 bilhões na economia estadual.
“Levar a ExpoRio Turismo para o interior, mantendo o mesmo padrão de qualidade da capital, reforça nosso compromisso com a interiorização do turismo e a oferta de experiências únicas para os visitantes”, destacou Tutuca.






