Com um elenco recheado de jogadores valiosos, o Flamengo pretende negociar atletas que não estão sendo muito aproveitados. O que é o caso de Allan, contratado em 2023 ainda na gestão de Rodolfo Landim, o volante foi um pedido de Jorge Sampaoli.
Em todo esse tempo no clube, o jogador não engatou sequências positivas em campo e vem sendo alvo constante de críticas por parte da torcida rubro-negra. Nesse sentido, o clube carioca não fará muitos esforços para segurar Allan em 2026. A diretoria já traçou os valores de que espera receber em caso de vender o atleta.
Na negociação junto ao Atlético-MG, o Flamengo acertou a compra do volante por 43 milhões de reais; valor que foi muito contestado por torcedores na época. No entanto, o Rubro-Negro não pretende abrir conversas se não for para recuperar, pelo menos, 80% do valor investido em Allan.
Assim, o clube espera receber uma oferta que gire em torno de 34,4 milhões de reais. Segundo apuração da Agência RTI Esporte, alguns times brasileiros já chegaram sondar a situação do jogador de 28 anos; equipes da Arábia Saudita também fizeram o mesmo.
Allan até recebe algumas oportunidades dadas pelo treinador Filipe Luís. Mas, dificilmente, o volante consegue corresponder e passar segurança ao torcedor flamenguista. Diante disso, na busca de qualificar o elenco e também desafogar a folha salarial mensal, o Flamengo deve inserir o jogador na barca rubro-negra para 2026.
Quais clubes Allan jogou?
Allan iniciou a carreira no Internacional e logo depois foi contratado pelo Liverpool, da Inglaterra. Sem atuar oficialmente no clube inglês, acumulou empréstimos para Seinäjoen Jalkapallokerho (Finlândia), Sint-Truiden (Bélgica), Hertha Berlin e Eintracht Frankfurt (Alemanha), além do Apollon Limassol (Chipre). Em 2019, voltou ao Brasil para defender o Fluminense, onde se destacou, e depois brilhou no Atlético-MG. Por fim, em 2023, transferiu-se para o Flamengo, onde atua como peça no meio de campo.
*Reportagem: Joubert Júnior/ Agência RTI Esporte