Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Vasco: Josh Wander é denunciado por fraude e conspiração nos EUA
Vasco
Vasco: Josh Wander é denunciado por fraude e conspiração nos EUA
Flamengo anuncia saída de Rosana Augusto e inicia novo ciclo no futebol feminino
Flamengo
Flamengo anuncia saída de Rosana Augusto e inicia novo ciclo no futebol feminino
Virginia Fonseca remove tatuagem feita em homenagem a Zé Felipe
Famosos
Virginia Fonseca remove tatuagem feita em homenagem a Zé Felipe
Câmara do Rio aprova sistema digital de fiscalização e cobrança de vagas de estacionamento
Rio de Janeiro
Câmara do Rio aprova sistema digital de fiscalização e cobrança de vagas de estacionamento
Câmara do Rio aprova sistema digital de fiscalização de vagas e autoriza VLT nos corredores de BRT
Rio de Janeiro
Câmara do Rio aprova sistema digital de fiscalização de vagas e autoriza VLT nos corredores de BRT
Lula deve escolher Jorge Messias para o lugar de Barroso no STF
Brasil
Lula deve escolher Jorge Messias para o lugar de Barroso no STF
Mais de 100 artesãos de Rio das Ostras recebem Carteira Nacional do Artesão
Norte Fluminense
Mais de 100 artesãos de Rio das Ostras recebem Carteira Nacional do Artesão

Pesquisa mostra que o carioca continuará comprando bebidas, mesmo com risco de contaminação

Sondagem da Asserj revela que consumidor está mais atento à marca e à procedência dos produtos

Siga-nos no

Reprodução
Pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) revela que, mesmo diante dos casos noticiados sobre bebidas adulteradas, 26,9% dos consumidores cariocas afirmam que continuarão comprando normalmente o produto, enquanto 38,8% continuarão comprando, mas com mais atenção à marca e à procedência.
Para 28,4% dos entrevistados, o supermercado de confiança é o local mais seguro para realizar a compra de bebidas. Além disso, 14,9% declararam que só vão comprar marcas e rótulos já conhecidos.
Além de monitorar os desdobramentos legais e orientar consumidores, a Asserj já atua diretamente junto às redes supermercadistas, reforçando protocolos de checagem de rótulos, selos fiscais e fornecedores, a fim de garantir a segurança dos produtos oferecidos.
Segundo o estudo, 43,3% dos clientes afirmaram comprar bebidas semanalmente e 20,9% mensalmente. A maioria (94%) declarou ter conhecimento dos casos de adulteração. Entre as categorias mais adquiridas, a liderança é das cervejas (50,7%), seguidas por vinhos (28,4%) e destilados (17,9%). Apesar desse cenário, as grandes redes confirmam que as vendas seguem normais. O cliente continua comprando normalmente, apenas mais atento às marcas e embalagens, destacaram gerentes de lojas das principais redes.
Após as notícias sobre a adulteração, o comportamento do consumidor apresentou nuances: 38,8% continuam comprando, mas com mais atenção à marca e à procedência, enquanto 25,4% afirmaram ter reduzido a quantidade adquirida. Já 9% disseram estar evitando a compra de bebidas alcoólicas no momento.
A pesquisa também apontou os principais cuidados adotados: 47,8% preferem marcas conhecidas, 28,4% confiam apenas em supermercados de credibilidade, e 23,9% verificam se a embalagem está intacta. Questionados se já deixaram de comprar alguma marca por desconfiança, 46,3% responderam que sim. Para as festas de fim de ano, o comportamento tende a se manter cauteloso: 40,3% pretendem comprar apenas marcas conhecidas, e 35,8% priorizarão redes de confiança.
A pesquisa foi realizada em redes de supermercado diretamente com os consumidores.