A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (7/09) uma operação para prender chefes e integrantes do Comando Vermelho suspeitos de envolvimento em um esquema de roubo de veículos no estado do Rio.
A ação, conduzida pelas delegacias de Mesquita (53ª DP) e Praça da Bandeira (18ª DP), cumpre 20 mandados de prisão preventiva.
Entre os alvos estão líderes históricos da facção, como Fernandinho Beira-Mar, Marcinho VP, Fú, Barbozinha e Abelha, além de outros 15 integrantes. Parte dos acusados já está na prisão e os mandados são cumpridos dentro do sistema penitenciário.
Hierarquia e “autorização” para o crime
O inquérito detalha a estrutura hierárquica que sustenta o Comando Vermelho nas favelas. De acordo com o relatório policial enviado ao MP, “em toda comunidade dominada por traficantes há um dono, e os crimes praticados nesses territórios ocorrem com a anuência das chefias, que autorizam as ações observando os interesses da facção como um todo”.
Entre os exemplos citados no processo está o roubo de um Toyota Corolla em 10 de março de 2024, veículo alugado pelo deputado federal Reimont (PT-RJ). O carro foi localizado na comunidade Fallet-Fogueteiro, no Centro, dominada pelo CV.
Outro caso, de junho de 2024, envolveu o roubo violento de uma moto em Benfica. A vítima foi agredida com coronhadas, e o veículo acabou levado para dentro do conjunto Morar Carioca, também sob domínio da facção.
Investigações
As investigações duraram dois anos e revelaram que Juan Roberto Figueira da Silva, o Cocão, um dos alvos da operação, atuava como clonador de veículos, com base nas comunidades Paula Ramos e dos Prazeres, em Santa Teresa. Ele pagava até R$ 5 mil por carro, incentivando o aumento dos roubos na Zona Norte.
Ocimar Nunes Robert, o Barbozinha, e William Sousa Guedes, o Corolla, cumprem pena no presídio Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), enquanto Cocão está detido na unidade Pedro Mello da Silva.
Os indiciados são:
Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar;
Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fú;
Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP;
Ocimar Nunes Robert, o Barbozinha;
Paulo César Batista de Castro, o Paulinhozinho;
Cláudio Augusto dos Santos, o Jiló;
Marcus Vinícius da Silva, o Lambari;
Márcio Gomes de Medeiros Roque, o Marcinho da Paula Ramos;
Juan Roberto Figueira da Silva, o Cocão;
Durval de Araújo Alexandre, vulgo Ratinho ou Rato Velho;
Jefferson Luiz Rangel Marconi;
Adriano Barbosa de Souza, o Graxinha;
Leandro Daniel de Souza Araújo;
Lucas Emanuel da Silva Claudino, o Natureza;
Anderson da Conceição Rocha, o Adidas ou Gazela;
William Sousa Guedes, o Corolla ou Chacota;
Marcelo Bastos Fernandes, o Ratinho;
Adriano Souza Freitas, o Chico Bento;
Raphael Felisberto da Silva, o Pivete;
e Wilton Carlos Rabelo Quintanilha, o Abelha.






