O Rio de Janeiro voltou a ser protagonista no turismo internacional e ajudou o Brasil a alcançar um marco histórico, segundo dados divulgados pela Embratur. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado recebeu 1,63 milhão de visitantes estrangeiros, o que representa um crescimento de 51,7% em relação ao mesmo período de 2024.
No total, o país registrou pela primeira vez a marca de 7,09 milhões de turistas internacionais nos nove primeiros meses do ano — um aumento nacional de 45%. O desempenho também se refletiu na economia: até agosto, o turismo movimentou US$ 5,4 bilhões, alta de 11,7% frente ao ano anterior.
“O Rio é o coração do turismo internacional no Brasil. Quando o Rio cresce, o Brasil inteiro se movimenta”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele atribui os resultados à ampliação da conectividade aérea, à retomada da confiança e às ações de promoção que recolocaram o país no mapa mundial de viagens.
Os argentinos seguem como os principais turistas estrangeiros no estado. Até setembro, mais de 590 mil visitantes da Argentina desembarcaram no Rio, um aumento de 83% em relação a 2024. O ranking de nacionalidades que mais visitaram o Brasil inclui ainda Chile, Estados Unidos, Uruguai, França e Colômbia.
Além dos números recordes, o Rio de Janeiro também se destacou na 32ª edição do World Travel Awards (WTA) para a América do Sul — conhecido como o “Oscar do Turismo” —, sendo eleito o melhor destino turístico da região. Outros estados que registraram crescimento expressivo foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.