Os erros de arbitragem no clássico entre São Paulo e Palmeiras causaram grande impacto no futebol brasileiro. Sendo assim, o deputado federal Julio Lopes (PP) revelou que irá convocar o árbitro Ilbert Estevan da Silva, responsável pelo VAR, para prestar esclarecimentos sobre suas decisões no Choque-Rei.
A saber, tanto Ilbert como Ramon Abatti Abel, árbitro principal, foram suspensos pela comissão de arbitragem da CBF. A dupla será submetida a novos cursos, com o intuito de aperfeiçoamento.
Assim como o Tricolor do Morumbi, Julio Lopes também questiona o possível pênalti cometido pelo Palmeiras na partida. Conforme o político, as imagens eram claras e exigia revisão por parte do árbitro principal.
“Esse erro trouxe um enorme desconforto para os milhares de torcedores, já que é impossível não trazer à tona um assunto muito discutido sobre a manipulação de resultados, o que é inadmissível”, comentou.
Deputado encaminhou ofício a CBF
O deputado também revelou que contactou a Confederação Brasileira de Futebol para ter acesso ao depoimento do árbitro. Segundo Julio Lopes, ainda existem dúvidas relacionadas ao resultado do clássico Choque-Rei.
“Diante disso, estou encaminhando ofício para a CBF convocando o árbitro de vídeo Ilbert Estevan, para que ele esclareça aqui na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, as dúvidas que pairam sobre o resultado do jogo. É preciso que a transparência seja uma regra em todos os setores da sociedade e o esporte não pode ser uma exceção”, revelou.
Por fim, Julio Lopes informou também que solicitará à entidade a liberação dos áudios da arbitragem da partida entre São Paulo e Palmeiras.