A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) está ampliando a oferta de exames de mamografia em diversas regiões do estado, como parte das ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças da mama, especialmente durante o Outubro Rosa. De segunda-feira (13/10) até sexta-feira (17/10) o equipamento está instalado em frente à quadra da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, em Ramos, na capital.
Só no primeiro dia, foram realizadas 60 mamografias e 50 ultrassonografias. O agendamento das pacientes foi feito previamente, respeitando a fila de espera.
“Nosso objetivo é garantir que essas mulheres possam cuidar da saúde não só este mês, com a campanha do Outubro Rosa, mas durante todo o ano, para que estejam saudáveis, inclusive para aproveitar momentos como o Carnaval com alegria e bem-estar. Essa ação é uma estratégia da atenção primária, que prioriza a prevenção”, destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Halene Armada.
Para a moradora de Ramos, Priscila Soares Reis, de 40 anos, que realizou a primeira mamografia da vida nesta ação, a prevenção é fundamental. “Fui fazer o exame por conta de um histórico familiar. Minha avó teve câncer de mama há alguns anos. Isso acendeu o sinal de alerta para mim, principalmente por já ter chegado à idade recomendada para começar a prevenção”, contou ela, que também desfila na Imperatriz Leopoldinense.
Na ação do Mamógrafo Móvel, o paciente já recebe imediatamente o laudo da ultrassonografia e o CD com as imagens da mamografia. Já o laudo da mamografia fica disponível posteriormente pelo site https://www.rj.gov.br/saude/laudos.
O Mamógrafo Móvel já realizou, em 2025, mais de 21 mil exames, entre mamografias e ultrassonografias, contribuindo para diagnósticos mais ágeis e tratamentos mais eficazes. O número já supera o total registrado em todo o ano de 2024, que foi de mais de 20 mil exames.
Além do Mamógrafo Móvel, a SES-RJ oferece exames de mamografia em diferentes unidades, como o Rio Imagem Centro; Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; e Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu.
Nova recomendação
O Ministério da Saúde recomenda que o SUS garanta o acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas, mediante decisão conjunta com o profissional de saúde, que orientará sobre riscos e benefícios. Essa mudança visa o rastreamento por demanda, embora o rastreamento ativo (preventivo e regular) continue indicado a cada dois anos para mulheres entre 50 e 74 anos, com base nas evidências científicas de redução da mortalidade por câncer de mama.
Confira o calendário:
Quadra da Imperatriz Leopoldinense: até 17/10 (das 8h às 17h)
Duque de Caxias: 18/10 (das 9h às 14h)
São Gonçalo: 20/10 a 25/10 (das 8h às 17h)