O Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira (Camp) lançou nesta quarta-feira, Dia dos Professores, o Projeto Raízes. A iniciativa busca usar a educação como ferramenta de transformação e autonomia para adolescentes da comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio.
O programa oferece formação integral com oficinas de autoconhecimento, cidadania, educação financeira, planejamento de vida, inclusão digital, liderança, inovação e inteligência emocional. As atividades visam preparar os jovens para o mercado profissional e fortalecer seu desenvolvimento pessoal e social.
Além das oficinas, os participantes têm acesso a atividades culturais e visitas técnicas, ampliando repertório sociocultural. Cada turma tem duração de quatro meses, com encontros de segunda a quinta-feira no período da tarde.
Podem participar adolescentes de 14 a 16 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS Mangueira. O projeto é realizado em parceria com SMAS-RJ, CMDCA-RJ, CMS Tia Alice, associação de moradores, CRAS e a Universidade Veiga de Almeida (UVA).