Primeiramente, o Vasco venceu o Fortaleza por 2 a 0, na Arena Castelão, na noite desta quarta-feira (15). A partida foi pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro teve gols de Rayan e David, um em cada tempo. Com este resultado, o time cruzmaltino chegou aos 34 pontos, na 11ª colocação na tabela.
O Vasco jogou com um a menos desde os 39 da etapa final, quando Hugo Moura foi expulso. O volante deu um pontapé em Guzmán. Mesmo com um a menos, a equipe do técnico Fernando Diniz manteve a pressão sobre o rival, até chegar ao segundo gol. Esta foi a terceira derrota do Martin Palermo à frente do Leão do Pici.
Como foi o primeiro tempo?
O primeiro tempo começou equilibrado, com chances para os dois lados. O Fortaleza criou boas oportunidades com Breno Lopes e Mancuso, mas não conseguiu finalizar com precisão. O Vasco respondeu com jogadas rápidas pelas pontas, principalmente com Andrés Gómez e Rayan, e chegou a acertar a trave em chute rasteiro aos 10 minutos.
Aos 38 minutos, a partida teve intervenção do VAR, que analisou um lance de Hugo Moura. O volante do Vasco recebeu cartão vermelho por um pontapé em Guzmán, deixando o time carioca com um jogador a menos e complicando sua organização defensiva diante da vantagem numérica do Fortaleza.
Mesmo com a expulsão, o Vasco conseguiu se recuperar rapidamente e chegou ao gol antes do intervalo. Em um contra-ataque aos 48 minutos, Coutinho ajeitou de cabeça para Rayan, que avançou em velocidade, ganhou na corrida de Kuscevic e finalizou cruzado, abrindo o placar no Castelão.
O Fortaleza buscou reagir nos minutos finais do primeiro tempo, tentando explorar a superioridade numérica e pressionando a saída de bola do Vasco, mas não conseguiu igualar o placar. O árbitro encerrou a primeira etapa com 1 a 0 para o Vasco, mantendo o resultado favorável à equipe carioca.
Como foi o segundo tempo?
O segundo tempo começou com o Fortaleza pressionando desde os primeiros minutos, explorando o lado esquerdo com Breno Lopes e Lucero. Foram ao menos três boas chegadas do atacante, que finalizou com perigo e obrigou o goleiro Léo Jardim a trabalhar. O Vasco, com um a menos após a expulsão de Hugo Moura, apostava nos contra-ataques com Rayan e Coutinho, mas tinha dificuldade para segurar a posse.
A equipe de Martin Palermo manteve o domínio e empilhou chances, principalmente com Mancuso e Bareiro. Aos 20 minutos, Léo Jardim fez duas grandes defesas seguidas. A primeira em finalização de Bareiro, depois em chute cara a cara de Mancuso. O Fortaleza reclamou pênalti em jogada com Bareiro, mas o árbitro mandou seguir. Fernando Diniz, então, mexeu no time, colocando Matheus França, David e Puma Rodríguez para renovar o fôlego.
As mudanças surtiram efeito. Aos 36 minutos, Matheus França lançou na direita para Puma Rodríguez, que cruzou rasteiro. Brenno tentou o corte e deu rebote nos pés de David, que finalizou de primeira no canto e ampliou para o Vasco. O gol esfriou o ímpeto do Fortaleza, que ainda tentou reagir com Deyverson e Pikachu, mas sem precisão nas conclusões.
Nos minutos finais, o Fortaleza acertou o travessão em desvio de Barros após cruzamento de Pikachu, mas Léo Jardim manteve a segurança e garantiu o resultado. Barrero levou cartão vermelho aos 49. Com atitude e eficiência, o Vasco segurou a pressão até o apito final e venceu por 2 a 0, conquistando a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte