A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quinta-feira (16), a implementação do Sistema de Área Azul Digital, que prevê fiscalização e cobrança das vagas de estacionamento de forma digital. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes, que tem até 15 dias para se manifestar.
O sistema inclui reconhecimento de placas por câmeras, localização de veículos via GPS e pagamento remoto por aplicativo, PIX, cartões e parquímetros eletrônicos. A proposta também permite que o município opere o serviço diretamente ou por meio de concessão, permissão ou parceria público-privada.
Com emenda do vereador Marcelo Diniz, profissionais regulamentados, preferencialmente filiados ao Sindicato dos Guardadores de Automóveis (Singaerj), atuarão na fiscalização, venda de créditos e orientação aos usuários. A medida busca combinar tecnologia e presença humana para garantir organização e segurança.
O presidente do Singaerj, Moisés Trajane, destacou que, embora a tecnologia seja útil, o fortalecimento dos guardadores regulamentados é essencial para afastar os flanelinhas ilegais e ordenar corretamente o uso das vagas em vias públicas.