O rapper Marlon Brendon Coelho Couto da Silva, conhecido como MC Poze do Rodo, foi convocado a depor nesta segunda-feira (20), às 10h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Câmeras, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A sessão, que será transmitida ao vivo pela TV Alerj, também contará com a presença de representantes de associações de proteção veicular e empresas de pronta resposta.
Os deputados querem esclarecer as circunstâncias envolvendo o roubo e a rápida recuperação da Land Rover Defender blindada do artista, levada no dia 19 de setembro no Recreio dos Bandeirantes. O veículo foi encontrado poucas horas depois, com o tanque cheio e sem pagamento de resgate, o que chamou atenção dos parlamentares.
O presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL), disse que o episódio levanta dúvidas:
“O que nos causa estranheza é como um carro roubado reaparece tão rapidamente, com tanque cheio e sem resgate pago, diferente da realidade da maioria da população. A CPI existe para investigar justamente essas possíveis relações perigosas entre o crime e empresas que deveriam proteger o cidadão.”
Criada em agosto, a CPI investiga a atuação de empresas de monitoramento veicular, associações de proteção automotiva e serviços de pronta resposta suspeitos de ligação com organizações criminosas, incluindo milícias e o tráfico de drogas, no resgate de veículos roubados.
Além de Knoploch, integram a comissão os deputados Marcelo Dino (União), vice-presidente; Filippe Poubel (PL), relator; Rodrigo Amorim (União) e Luiz Paulo (PSD).