Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Paciente salta de ambulância em movimento durante transferência em túnel do Rio
Rio de Janeiro
Paciente salta de ambulância em movimento durante transferência em túnel do Rio
Após rebelião, 14 menores fogem de unidade socioeducativa na Ilha do Governador
Rio de Janeiro
Após rebelião, 14 menores fogem de unidade socioeducativa na Ilha do Governador
Flávio Bolsonaro indica que candidatura é moeda de troca e ‘tem preço’ para ser retirada
Política
Flávio Bolsonaro indica que candidatura é moeda de troca e ‘tem preço’ para ser retirada
Secretaria de esporte lança o projeto Rio: Capital do Futebol Feminino
Rio de Janeiro
Secretaria de esporte lança o projeto Rio: Capital do Futebol Feminino
Onça-parda resgatada pelos Bombeiros em Resende é devolvida à natureza
Sul Fluminense
Onça-parda resgatada pelos Bombeiros em Resende é devolvida à natureza
Castramóvel de Nova Iguaçu inicia atendimento na segunda-feira
Nova Iguaçu
Castramóvel de Nova Iguaçu inicia atendimento na segunda-feira
STF julga nesta semana núcleo 2 da trama golpista este semana
Brasil
STF julga nesta semana núcleo 2 da trama golpista este semana

Setur e Polícia Civil lançam campanha para reforçar a segurança de turistas no Rio de Janeiro

Cartilha trilíngue oferece orientações práticas para turistas aproveitarem a cidade durante a alta temporada.

Siga-nos no

Divulgação
O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (22/10), a campanha “Rio: Divirta-se em Segurança” – uma iniciativa integrada da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), da TurisRio e da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT). A ação tem como objetivo orientar turistas brasileiros e estrangeiros sobre boas práticas de segurança, ampliando o trabalho de conscientização e prevenção durante a permanência no estado.
O lançamento aconteceu no Quiosque Areia MPB, em Copacabana, com a presença de representantes do trade turístico, autoridades e entidades parceiras. O principal material da campanha é um folder trilíngue (português, inglês e espanhol) com orientações simples e diretas sobre cuidados pessoais, transporte, aplicativos de relacionamento, emergências e contatos úteis. O conteúdo será distribuído em aeroportos, rodoviárias, hotéis, quiosques da Orla Rio, atrativos turísticos e eventos. Além disso, o conteúdo da cartilha também está disponível em versão digital nas redes da Setur-RJ, TurisRio e parceiros do setor.
Ações de proteção ao turista
O Governo do Estado conta com um Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que realiza o policiamento ostensivo e preventivo em locais de grande fluxo de turistas. O patrulhamento realizado por policiais militares é feito de diversas formas para se adaptar a cada área, usando veículos, bicicletas (ciclopatrulhamento) ou a pé. Com atendimento em vários idiomas, o BPTur trabalha em conjunto com outras secretarias e órgãos, como a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT) e representantes de consulados.
A Polícia Civil também presta suporte aos turistas com a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), que tem como objetivo principal atender turistas estrangeiros. A delegacia oferece atendimento bilíngue. O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, enfatizou o papel da corporação na prevenção e atendimento especializado ao turista.
Crescimento do turismo
Os resultados do turismo confirmam o bom momento vivido pelo Rio de Janeiro. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado recebeu 1,63 milhão de turistas internacionais, um crescimento de 51,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Mantido o ritmo atual, o Rio deve ultrapassar 2 milhões de visitantes estrangeiros até o fim do ano, consolidando o melhor resultado da história e reforçando o impacto direto das ações de promoção e qualificação conduzidas pelo Governo do Estado. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou que segurança e promoção caminham juntas para fortalecer o turismo fluminense.
“Tão importante quanto promover o Rio de Janeiro lá fora é garantir que quem chega aqui viva uma boa experiência. Nosso trabalho é mostrar o melhor do estado, mas também cuidar para que o visitante se sinta seguro e bem acolhido. Essa campanha mostra a força da integração entre o poder público e o trade, em um esforço conjunto para que o turismo continue crescendo com responsabilidade e confiança”, destacou Tutuca.
A campanha “Rio: Divirta-se em Segurança” conta com o apoio do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar, Abeoc Brasil, ABIH-RJ, Abrasel, Apresenta Rio, AquaRio, Bioparque do Rio, Santuário Cristo Redentor, Fecomércio RJ, Grupo Arco-Íris, Orla Rio, Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outras instituições.