O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a publicação do acórdão que consolidou as condenações do núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado. O grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados investigados por ataques ao Estado Democrático de Direito.
Nas redes sociais, Flávio ironizou a decisão e afirmou que Moraes “transformou o Brasil numa várzea jurídica”. O parlamentar ainda questionou seus seguidores sobre “em qual artigo do Código Penal está o tipo ‘ataque às urnas eletrônicas’”, insinuando que o julgamento não teria base legal.
O senador também acusou Moraes de ter o apoio automático dos demais ministros da Primeira Turma, a quem chamou de “coleguinhas”. As declarações ocorrem em meio ao avanço dos julgamentos dos réus acusados de incitar e organizar atos antidemocráticos após as eleições de 2022.
A decisão publicada nesta quarta-feira (22) formaliza as penas aplicadas aos integrantes do primeiro núcleo da investigação do STF, que apura ações de articulação e incitação aos ataques do 8 de janeiro. O processo faz parte de uma série de julgamentos sobre os atos golpistas e seus financiadores.