O Wolfsburg oficializou um acerto com Cleiton Santana, zagueiro de 22 anos do Flamengo. O jogador assinou um pré-contrato com o clube alemão e se apresentará em janeiro para iniciar vínculo de quatro anos e meio.
A Agência RTI Esporte apurou que o defensor seguirá no Flamengo, com contrato vigente até 31 de dezembro de 2025. A negociação vinha sendo conduzida com discrição nas últimas semanas e ganhou força após a provável saída de Konstantinos Koulierakis do elenco alemão.
O ex-zagueiro Naldo Rodrigues, ídolo do Wolfsburg, atuou como intermediário e teve papel decisivo na operação. O acordo foi construído sem custos de transferência, já que Cleiton pôde assinar livremente por estar a menos de seis meses do fim de seu contrato com o Flamengo.
O Wolfsburg apostou na oportunidade de mercado para garantir o atleta sem pagamento de multa, apostando no potencial de valorização do jovem zagueiro. Com a transferência definida, Cleiton vai seguir treinando normalmente no CT George Helal.
Ainda segundo apurou a reportagem, Cleiton Santana não deve ser mais atuar pelo Flamengo. Isso porque o técnico Filipe Luís promoveu ao elenco principal os jovens Iago Teodoro e João Victor, ambos com passagem pelas equipes de base do Brasil, titulares da equipe Sub-20.
No Wolfsburg, o defensor encontrará um projeto de médio prazo. O time alemão, que disputa a Bundesliga, vê em Cleiton uma opção para fortalecer o sistema defensivo e garantir reposição imediata para Konstantinos Koulierakis, que deve deixar o clube ainda neste ano.
Quantos títulos Cleiton conquistou pelo Flamengo?
Antes de tudo, Cleiton Santana passou pelas categorias de base do Desportivo Brasil e Canaã antes de chegar no Flamengo. Teve, antes de chegar no profissional, passagem destacada pela equipe de juniores onde conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20.
Promovido ao elenco principal por Dorival Júnior, ex-técnico do Flamengo, o camisa 33 integrou o grupo rubro-negro que venceu o Campeonato Carioca (2024 e 2025), a Copa do Brasil (2022 e 2024), a Supercopa do Brasil (2025) e a Copa Libertadores da América (2022).
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte






