A Caixa Econômica Federal autorizou, a partir desta sexta-feira (24), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade calamidade para moradores de Paraty, na Costa Verde fluminense. A liberação foi concedida após as tempestades que atingiram o município. Os pedidos podem ser feitos até o dia 21 de janeiro de 2026 pelo Aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência.
Para ter acesso ao benefício, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo permitido é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível.
O processo é feito de forma totalmente digital. O trabalhador deve acessar o aplicativo, selecionar a opção “Calamidade pública” e enviar documentos como identidade, selfie, comprovante de residência emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade e, se necessário, declaração do município.
A Caixa permite que o valor seja creditado em qualquer conta bancária, inclusive na Poupança Digital Caixa Tem, sem cobrança de taxas. O aplicativo FGTS está disponível gratuitamente para Android e iOS.






