Primeiramente, o advogado Mattheus Montenegro oficializou na última terça-feira (22) sua candidatura à presidência do Fluminense. O lançamento ocorreu em evento realizado na sede histórica de Laranjeiras.
Atual vice-presidente geral do clube, ele tentará suceder Mário Bittencourt no comando tricolor. Ricardo Tenório, vice de projetos especiais, será o vice geral da chapa. Montenegro foi eleito ao lado de Mário na gestão iniciada em 2022, com mandato até o fim de 2025.
Quem é Mattheus Montenegro?
Advogado e dirigente tricolor, Mattheus Montenegro é sócio e parceiro tributário no escritório Bichara Advogados desde 2008. Atuou como Procurador-Adjunto Tributário no Conselho Federal da OAB (2019-2022) e é conselheiro suplente no mesmo conselho a partir de fevereiro de 2025.
O Bichara Advogados é um escritório voltado para o Direito Empresarial. Com sedes no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Vitória, o escritório integra as principais redes de advocacia no Brasil e no exterior.
No cargo no Fluminense, Mattheus Montenegro participou diretamente de temas estratégicos como o Regime Centralizado de Execuções (RCE), responsável por organizar o pagamento das dívidas do clube, e o debate sobre a Lei Geral do Esporte, que regulamenta a criação de Sociedades Anônimas do Futebol (SAF).
No campo esportivo, tem plano de gestão prevê melhorias estruturais no CT Carlos Castilho e em Xerém, incentivo ao futebol feminino e reforço aos esportes olímpicos. Também inclui reforma nas Laranjeiras, ampliação de eventos para torcedores e modernização da experiência do torcedor no Maracanã.
Qual é a proposta de gestão do clube de Mattheus Montenegro?
A proposta administrativa foca na reestruturação financeira, redução de dívidas e captação de novos patrocínios. Mattheus Montenegro defende o fortalecimento do programa de sócio-torcedor, a valorização da marca e investimentos em tecnologia, Scout e planejamento esportivo de longo prazo.
“Recebemos uma proposta de investidor para a SAF e queremos debater com o conselho e com a torcida se esse é o caminho que o clube deve seguir. No futebol, nosso foco é tecnologia e planejamento, para construir um time com base sólida”, afirmou o candidato.
Além de Mattheus Montenegro, também concorrem Celso Barros, Ademar Arrais, Luis Monteagudo e Ricardo Mazella. A eleição do Fluminense deve ocorrer na segunda quinzena de novembro, e cada candidatura precisa reunir 200 assinaturas de sócios para ser oficializada.
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte






