A Polícia Militar planejou um esquema de segurança para a gravação multimídia durante o show do cantor João Gomes, que contará com as participações de Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo, em um dos cartões-postais mais conhecidos da capital fluminense, a Lapa.
A programação vai das 13h às 20h, com início da gravação às 15h e entrada gratuita, sujeita à lotação. O palco, que simula uma praia em pleno centro do Rio.
Sob a coordenação do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), o esquema de policiamento contará com o efetivo de aproximadamente 1.000 policiais militares e 73 viaturas. O evento terá apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Operações Especiais (COE), bem como do 2º BPM (Botafogo) e 5º BPM (Praça da Harmonia) que reforçarão o efetivo através de motopatrulhas, viaturas e empregarão grupo de policiais capacitados no policiamento em eventos e grandes aglomerações.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) também estará posicionado próximo ao local do show. O objetivo é garantir a segurança do público, das equipes de produção e dos artistas, além de assegurar a fluidez do trânsito e a manutenção da ordem pública durante todo o evento.
Alterações no trânsito
Interdições, mudanças no trânsito e na operação do VLT estão entre as alterações previstas, com o objetivo de facilitar a movimentação no bairro. A recomendação é que seja usado o metrô para chegar e sair do evento.

As mudanças começaram com a proibição de estacionamento na região, que terá início na noite deste sábado, a partir das 22h. As interdições de trânsito começam às 6h do domingo. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) auxiliarão os motoristas nos desvios. Equipes localizadas no Centro de Operações Rio (COR) usarão as 47 câmeras no entorno da Lapa para monitorar o trânsito na região e auxiliar na fluidez do tráfego.






