A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) inicia nesta terça-feira (28) o calendário de atendimentos do Programa Roda Hans em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação conta com uma unidade móvel equipada com cinco consultórios e um laboratório, que percorrerá cinco cidades do estado até 28 de novembro, oferecendo diagnóstico e tratamento gratuitos para hanseníase.
Os atendimentos em Nova Iguaçu ocorrerão até quinta-feira (30), na Praça Rui Barbosa, das 8h às 17h. Em seguida, a carreta seguirá para Belford Roxo, São Gonçalo, Guapimirim e Cordeiro. O projeto é uma parceria entre a SES-RJ, o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Segundo o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, a iniciativa é essencial para ampliar o acesso ao diagnóstico e reduzir a transmissão da doença. A gerente de Hanseníase da SES-RJ, Ana Paula Chadimenos, destacou que a busca ativa também incluirá pessoas que tiveram contato com casos confirmados.
Além do atendimento à população, o programa oferece capacitação teórica e prática para profissionais da Atenção Primária à Saúde e participantes do Mais Médicos. Em 2024, a carreta realizou 340 atendimentos e identificou 12 novos casos. Neste ano, até 13 de outubro, o estado já contabiliza 423 registros de hanseníase, segundo a SES-RJ.
Calendário:
-
Nova Iguaçu: 28/10 a 30/10 – Praça Rui Barbosa, Centro
-
Belford Roxo: 4/11 a 7/11 – Praça Getúlio Vargas, Centro
-
São Gonçalo: 11/11 a 14/11 – Estacionamento do Assaí Atacadista, Estrada Raul Veiga, 243
-
Guapimirim: 18 e 19/11 – Praça da Emancipação, Centro
-
Cordeiro: 25/11 a 28/11 – Parque de Exposições Raul Veiga






