A American Heart Association (AHA) atualizou em outubro suas diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares. Entre as mudanças, está a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês quanto em crianças e adultos conscientes. O objetivo é aumentar a eficácia das manobras e reduzir o risco de lesões.
Para bebês com menos de um ano, recomenda-se alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão. As compressões abdominais estão proibidas nessa faixa etária para não ferir órgãos internos. Se o bebê perder a consciência, deve-se iniciar a RCP imediatamente, seguindo o protocolo de 30 compressões e duas ventilações.
Em crianças maiores de um ano e adultos, a orientação é alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich). As manobras devem ser repetidas até a expulsão do objeto ou perda de consciência. Caso a pessoa desmaie, recomenda-se deitá-la e iniciar as compressões torácicas no ritmo da RCP tradicional, de 100 a 120 por minuto.
As novas recomendações da AHA também incluem instruções sobre quando acionar ajuda, sempre chamando o SAMU (192) se houver impossibilidade de respirar, falar ou tossir, ou se o corpo estranho não for expelido. Além disso, os protocolos foram unificados para adultos, crianças e emergências hospitalares ou extra-hospitalares, simplificando o treinamento e aumentando a eficácia do atendimento.






