A Câmara Municipal do Rio analisa o projeto que propõe a criação do bairro Magarça, na Zona Oeste da cidade. A proposta, de autoria do vereador Rocal (PSD), será votada em segunda discussão nesta terça-feira (28), após ter sido aprovada em primeira votação na última semana.
O texto prevê o desmembramento de parte de Guaratiba, com limites definidos pelas estradas do Magarça, do Mato Alto e Cabuçu de Baixo, além da área do Jardim Maravilha. A nova divisão, segundo o vereador, permitirá uma melhor distribuição de recursos públicos e reconhecimento das especificidades locais.
Atualmente, Guaratiba é composta por quatro bairros: Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba. Rocal argumenta que o Magarça já possui identidade própria e infraestrutura em expansão, destacando investimentos recentes, como o terminal que integra ônibus, vans e BRTs.
A proposta se soma a uma onda de novos bairros discutida na Câmara. Também está em análise o projeto que cria o bairro Merck, na Zona Sudoeste, a partir da Taquara. Em maio deste ano, o prefeito Eduardo Paes (PSD) já havia sancionado a lei que oficializou o bairro Argentino, na Zona Norte.
A criação do Magarça busca atender a demandas históricas da população e consolidar uma região que, segundo Rocal, “precisa de um olhar direcionado para alcançar o desenvolvimento pleno”. Caso seja aprovada, a medida segue para sanção do prefeito.






