O governo federal gastou entre R$ 457 mil e R$ 545 mil em anúncios pagos no Facebook e Instagram sobre segurança pública desde a última terça-feira (28), dia da megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes. Os dados constam na Meta Ad Library, ferramenta de transparência da empresa Meta.
Ao todo, foram impulsionadas quatro publicações. Uma delas abordou de forma crítica a letalidade da operação e destacou a importância da inteligência em ações territoriais de segurança. Outra explicou a PEC da Segurança, que altera regras sobre a atuação das forças de segurança, reforçando a integração entre órgãos e ampliando competências da União.
Um terceiro anúncio tratou do projeto de lei Antifacção, que prevê penas mais severas e regras específicas para o isolamento de líderes de facções criminosas. Já a quarta publicação destacou que 30% das operações da Polícia Federal em 2025 tiveram como alvo crimes de abuso sexual infantil.
Os impulsionamentos ocorrem em um momento de intenso debate político sobre segurança pública no país, após a megaoperação no Rio. O objetivo é informar a população sobre medidas legais e ações de combate ao crime, segundo os anúncios veiculados.
A CNN Brasil procurou a Secretaria de Comunicação do governo para comentar os gastos, mas não recebeu retorno até a publicação da reportagem.






