O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (3) a aplicação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA) durante a realização da COP30, que ocorrerá de 2 a 23 de novembro de 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e atende a um pedido do governo do Pará, comandado por Helder Barbalho (MDB).
O decreto autoriza o uso das Forças Armadas em situações de perturbação da ordem e inclui ações em áreas com “infraestruturas críticas” nos municípios de Altamira e Tucuruí. A presença dos militares se estenderá por todo o período da conferência, incluindo a Cúpula de Líderes, marcada para os dias 6 e 7 de novembro.
Segundo o texto, cerca de 8 mil militares atuarão em Belém, reforçando a segurança do perímetro externo do Parque da Cidade — local onde serão instaladas as áreas da Green Zone e da Blue Zone. A atuação também abrangerá pontos estratégicos como portos, subestações de energia, estações de tratamento de água e acessos ao Aeroporto Internacional Val-de-Cans.
As principais avenidas de ligação entre o aeroporto, o evento e as áreas de hospedagem também serão monitoradas. A medida tem como objetivo garantir a segurança de autoridades, delegações e visitantes durante a conferência, além de proteger as estruturas essenciais da capital paraense.






