O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abriu a semana em alta e atingiu um marco histórico ao ultrapassar os 150 mil pontos pela primeira vez. Por volta das 11h15 desta segunda-feira (3), o índice avançava 0,39%, aos 150.131 pontos. No mesmo horário, o dólar registrava queda de 0,51%, cotado a R$ 5,35.
O movimento ocorre às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será concluída na quarta-feira (5). A expectativa do mercado é de manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, mas os investidores aguardam o discurso que acompanhará o anúncio para entender o tom do Banco Central e eventuais sinais sobre cortes de juros em 2026.
O Boletim Focus, divulgado nesta manhã, mostrou redução na projeção de inflação para 2025 pela sexta semana consecutiva, agora estimada em 4,55%. As previsões para o PIB e a taxa de câmbio seguem estáveis.
No exterior, a paralisação do governo americano, que já dura 34 dias, mantém suspensa a divulgação de dados oficiais e traz incertezas sobre os próximos passos do Federal Reserve. Apesar disso, os mercados globais operam em alta, impulsionados pelos resultados positivos de grandes empresas e pela expectativa de corte de juros nos Estados Unidos ainda neste ano.
Na Europa, os principais índices também registram ganhos, enquanto na Ásia o avanço foi liderado pelo mercado sul-coreano, refletindo o otimismo após o acordo comercial entre China e EUA. O clima positivo nos mercados internacionais contribuiu para o recorde histórico da B3 nesta segunda-feira.






