O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, defendeu nesta segunda-feira (3) que os governos locais tenham maior acesso a recursos financeiros para implementar ações de combate às mudanças climáticas. A declaração foi feita durante a sessão de abertura da Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, realizada no Rio.
Paes afirmou que as prefeituras precisam ser incluídas nas discussões da COP30, que acontecerá no próximo ano em Belém, no Pará. Segundo ele, os municípios desempenham papel essencial na execução de políticas ambientais e devem ter voz nas decisões globais sobre o tema.
O encontro reúne representantes das 97 cidades que integram o C40, rede internacional voltada à busca por soluções urbanas sustentáveis e à redução das emissões de gases poluentes. O evento antecipa os debates que ocorrerão durante a COP30.
Na cerimônia de abertura, também discursaram os prefeitos de Londres e Freetown, capital de Serra Leoa. Sadiq Khan, que comanda a capital britânica, destacou que mais de três quartos das cidades do C40 reduziram suas emissões cinco vezes mais rápido que os governos nacionais nos últimos 20 anos.
A meta da rede é reduzir pela metade as emissões de gases poluentes até 2030 e limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C. A Cúpula Mundial de Prefeitos segue até o dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro.






