O Rio de Janeiro recebe entre 3 e 5 de novembro o Fórum de Líderes da COP30, evento que antecede a Conferência do Clima em Belém. A abertura contou com a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, realizada no MAM, no Aterro do Flamengo, reunindo mais de 200 prefeitos de todo o planeta para propor soluções à crise climática.
O prefeito Eduardo Paes abriu a cerimônia ao lado de Sadiq Khan, prefeito de Londres, e reforçou a importância das cidades na agenda ambiental global. A cúpula acontece a cada três anos e tem como objetivo debater emergências climáticas e incentivar economias locais por meio do progresso climático.
Em 2025, os líderes se uniram sob a mensagem de que é hora de passar da era da negociação climática para a década da entrega. Paes afirmou em rede social que a cooperação internacional deve ter as cidades como principal espaço de ação climática global, ao lado de prefeitos de Freetown e Paris.
Além da Cúpula de Prefeitos, o Fórum inclui a Cúpula Global de Estados e Regiões, o Diálogo Político de Alto Nível da CHAMP, a cerimônia de premiação da Bloomberg Philanthropies, a Assembleia da Frente Nacional de Prefeitos, o Fórum Cidades da Amazônia e o encontro America is All In, encerrando com a Cúpula de Ação Climática Local.
Ao final do evento, um documento será entregue à COP30, que ocorre entre 6 e 21 de novembro em Belém, no Pará, consolidando propostas e compromissos das cidades para enfrentar a crise climática global.






