A Polícia Judiciária e a Marinha Portuguesa, com apoio das autoridades do Reino Unido e dos Estados Unidos, interceptaram um ‘narcosubmarino’ carregado com mais de 1,7 tonelada de cocaína no meio do Oceano Atlântico. A operação, batizada de El Dorado, é considerada uma das maiores ações coordenadas de combate ao tráfico internacional de drogas já realizadas por Portugal.
Segundo o comunicado, a embarcação era utilizada por uma organização criminosa transnacional. “Em uma ação conjunta entre a Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha Portuguesa, foi realizada nos últimos dias uma operação de combate ao tráfico de drogas por via marítima, que resultou na localização e interceptação de um semissubmersível utilizado por uma organização criminosa internacional”.
O modelo, utilizado para escapar da detecção por radares, seguia em direção à Península Ibérica quando foi interceptada. No interior, além da carga avaliada em centenas de milhões de euros, estavam quatro tripulantes que foram detidos. As autoridades acreditam que o destino final da droga incluía vários países europeus.
A Polícia Judiciária não revelou o ponto de partida da embarcação nem as nacionalidades dos detidos, alegando sigilo investigativo.






