O Rio de Janeiro deu mais um passo rumo ao retorno ao cenário internacional do automobilismo. Nesta quinta-feira (6), foi apresentado, na Cidade das Artes, o projeto do Autódromo Parque de Guaratiba, que será construído na Zona Oeste, nas imediações da Estação Mato Alto do BRT.
Com capacidade estimada para 120 mil pessoas, o complexo deve ter as obras iniciadas no primeiro semestre de 2026 e conclusão prevista para 2028. Se confirmada a previsão, o Rio voltará a ter uma pista de corrida após 16 anos sem autódromo, desde a demolição do circuito de Jacarepaguá, em 2012.
O projeto é liderado pela Genial Investimentos, com gestão inicial da Rock World, empresa organizadora do Rock in Rio. O desenvolvimento técnico e conceitual ficou a cargo da Populous, renomada empresa de arquitetura responsável por projetos como o Tottenham Stadium, em Londres, e o Circuito de Silverstone, no Reino Unido.
O traçado, de 4,71 km de extensão, poderá ser configurado em até 11 variações, permitindo receber diferentes categorias do automobilismo. Simulações apontam que, em sua configuração principal, os carros de Fórmula 1 completariam voltas em cerca de 1min09s50, com velocidade média de 241 km/h.
Inspirado na paisagem carioca, o autódromo terá cinco áreas temáticas — Calçadão, Mangue, Mata Atlântica, Centro e avenidas da cidade —, além de um kartódromo, áreas para experiências urbanas e off-road, clube de membros, estacionamento e um parque aberto ao público, com ciclovias e preservação de um manguezal de 43 mil m².
Como contrapartida, o consórcio responsável deverá construir uma escola pública e uma nova estação do BRT Transoeste, reforçando o caráter urbano e social do empreendimento.






