Em um esforço conjunto rumo à COP30, foi anunciado nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, um mutirão nacional para acelerar a ação climática em 50 cidades brasileiras até 2027. A iniciativa une o Governo Federal, a Bloomberg Philanthropies, a rede C40 e o Pacto Global de Prefeitos, com coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O projeto tem como foco a implementação de políticas de transporte sustentável, como a adoção de ônibus elétricos, e ações de gestão de resíduos voltadas à redução de emissões de metano. Um dos pilares da parceria será o apoio direto a dez municípios da Amazônia, que receberão suporte técnico para criar seus primeiros Planos de Ação Climática.
A proposta foi desenhada para deixar um legado duradouro à COP30 e prevê o avanço de ao menos 20 projetos concretos de sustentabilidade. Também será criada uma plataforma de inteligência artificial que reunirá dados de emissões de gases de efeito estufa de todos os 5.570 municípios brasileiros.
Como anfitrião e presidente da FNP, Eduardo Paes destacou a relevância da articulação: “O Rio tem orgulho de trabalhar ao lado da Bloomberg Philanthropies para mostrar como as cidades podem liderar. Este novo investimento ajudará a ampliar o que já funciona e compartilhar aprendizados por todo o Brasil.”






