A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realiza neste sábado (8) o Dia D de enfrentamento à dengue em todos os municípios fluminenses. A mobilização faz parte da campanha “Contra a Dengue Todo Dia” e tem como objetivo antecipar ações de prevenção antes das estações mais quentes, quando aumentam os casos da doença. As atividades acontecem em Armação dos Búzios, Resende e na Quinta da Boa Vista, na capital.
Durante o evento, duas unidades móveis da Secretaria apoiarão as ações nas regiões do Médio Paraíba e dos Lagos. Serão distribuídos materiais educativos, apresentados exemplos de criadouros e exibidas as fases de desenvolvimento do mosquito em microscópio. A população também receberá um checklist para realizar uma ronda semanal de 10 minutos, identificando possíveis focos do Aedes aegypti.
A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, reforçou que a prevenção depende do engajamento de todos. “Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas e evitar surtos. O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva, e a Secretaria segue monitorando o cenário para garantir a segurança da população”, afirmou.
Até 4 de novembro deste ano, o estado registrou 29.315 casos prováveis, 1.200 internações e 25 mortes por dengue. Após uma epidemia em 2024, que somou mais de 300 mil casos, o governo reativou o Grupo de Trabalho de Controle das Arboviroses e retomou as capacitações para profissionais de saúde, em parceria com órgãos municipais e estaduais.






