Pela primeira vez, os desfiles das escolas de samba mirins serão realizados em duas etapas na Marquês de Sapucaí. A mudança, anunciada pela Liesa, tem o objetivo de oferecer uma operação mais segura e organizada para crianças, adolescentes e responsáveis, além de melhorar o trânsito de alegorias e a logística do evento.
No Carnaval 2026, 12 agremiações se apresentam no dia 20 de fevereiro, véspera do Desfile das Campeãs. As outras oito desfilarão na abertura dos ensaios técnicos, em datas que ainda serão definidas pela liga. O novo formato também busca valorizar o espetáculo e proporcionar mais tempo de preparação às equipes.
Segundo a Liesa, a divisão permitirá um planejamento mais eficiente de público, credenciamento e serviços no entorno da Sapucaí. Transporte, atendimento médico, segurança e acolhimento estarão entre as prioridades na nova estrutura de apoio.
A expectativa é que o modelo em duas etapas fortaleça a tradição dos desfiles mirins, mantendo viva a paixão pelo samba entre as novas gerações e proporcionando uma experiência mais acolhedora para todos os envolvidos.






