A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro realiza neste sábado (8) o Dia D de combate à dengue, com atividades de mobilização em todas as regiões da cidade. A ação integra a campanha nacional do Ministério da Saúde “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya” e inclui inspeções ambientais, vacinação, orientação e distribuição de material informativo à população.
Durante toda a manhã, agentes de vigilância visitarão imóveis e pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos, para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Haverá também ações educativas, mobilização digital, atividades de tabagismo e atendimento com profissionais de saúde, que estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre prevenção e cuidados. A lista completa dos locais de mobilização pode ser consultada no site da SMS: saude.prefeitura.rio.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o objetivo é envolver os cariocas no enfrentamento às arboviroses. “A melhor forma de prevenir as doenças é evitando que o mosquito nasça, e para isso precisamos da parceria da população. O Dia D é para promover essa conscientização e conquistar esse apoio popular”, destacou.
De janeiro até o início de novembro, os agentes da vigilância ambiental já realizaram mais de 10,2 milhões de visitas domiciliares e eliminaram 1,4 milhão de possíveis criadouros. A SMS reforça que os pedidos de vistoria e denúncias de focos do mosquito podem ser feitos pela Central 1746 da Prefeitura, por telefone ou pelo site.






