A cidade do Rio de Janeiro amanheceu com chuva forte e rajadas de vento, neste sábado (8), em função da chegada de um ciclone extra-tropical. Por causa das condições do tempo, o Centro de Operações e Resiliência (COR) entrou no Estágio 2 de mobilização às 6h55.
O Estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
A ventania também causou transtornos no transporte público. Por volta das 6h30, o MetrôRio informou que parte do muro caiu na via entre as estações Coelho Neto e Colégio, na Linha 2.
Por conta disso, os trens da Linha 2 tiveram que circular provisoriamente entre Irajá e Botafogo, mas, por volta das 8h30, a circulação já tinha sido normalizada.
No Aeroporto Internacional do Galeão, as operações ocorrem com auxílio de instrumentos devido à baixa visibilidade. Segundo a meteorologia, o céu deve permanecer nublado nas próximas horas, com previsão de chuvas fortes, raios e rajadas de vento.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes informou que as equipes da Prefeitura já estão de prontidão para eventuais ocorrências, e que a população deve evitar deslocamentos desnecessários.
Alerta no estado do Rio
Houve registros de chuva moderada a ocasionalmente forte na Costa Verde. Mas há ainda previsão de ventos de moderados a forte na região.
A Marinha do Brasil emitiu alerta de Ressaca de Paraty e Búzios, com ondas de até 3.5 metros.
A Polícia Rodoviária Federal informou o fechamento total da via BR101, km 472, em Angra dos Reis, em virtude de queda de árvore.
A concessionária que administra a Rio-Juiz de Fora informa muita chuva e ventania em trechos da Baixada e da serra de Petrópolis. Não há registros de acidentes, mas se recomenda ao motorista que reduza a velocidade e tenha atenção redobrada.//






