As rajadas de vento que atingem o estado do Rio neste sábado — resultado da influência de um ciclone extratropical que se desloca pelo oceano, entre as costas de Santa Catarina e São Paulo — provocaram quedas de 40 árvores só na cidade carioca e interdições em diversas vias.
O Centro de Operações do Rio (COR), informou que, das 40 ocorrências na cidade por conta do ciclone extratropical, 13 foram resolvidas pela prefeitura e as outras seguem em andamento. A Av. Niemeyer e a ciclovia Tim Maia foram 100% interditadas por questões de segurança e não tem previsão de reabertura.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para 49 ocorrências no estado por conta da chuva que caiu de madrugada e do vento forte. Até o final da manhã, não havia registro de nenhuma ocorrência grave ou de vítimas. Às 11h50, houve um acionamento após o toldo de uma farmácia cair sobre duas pessoas na Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Na Rua Barata Ribeiro, esquina com a Rua Constante Ramos, em Copacabana, o cenário é de destruição: uma árvore de grande porte caiu em frente ao Bar Bom de Copa, levantando parte da calçada e provocando vazamento de esgoto. Clientes que estavam no local tiveram ferimentos leves. O trânsito está interditado na Barata Ribeiro, a partir da Rua Santa Clara, e ônibus e carros de passeio são desviados para vias próximas.
Ainda em Copacabana, houve queda de árvore na Rua Bulhões de Carvalho, em frente ao número 245, e outra na Rua Francisco Sá, onde o tráfego foi desviado, com veículos circulando na contramão em alguns trechos. A Subprefeitura da Zona Sul também registrou duas ocorrências de queda de árvores na Lagoa.
Em São Conrado, uma árvore tombou sobre a fiação elétrica na Estrada das Canoas. Segundo a Light, a remoção deve levar cerca de uma hora, devido ao risco de curto-circuito. Um guarda municipal relatou que a árvore caiu por volta das 10h, e parte da pista permanece interditada.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), o alerta para ventos fortes, pancadas isoladas de chuva e queda de temperatura segue válido até a madrugada de domingo.






