A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou, na tarde deste domingo (9/11), boletim em que atualizou para 32 o número de pessoas internadas em hospitais do estado, após a passagem de um tornado, na noite da última sexta-feira (7/11). Dessas vítimas, quatro estão internadas em estado grave.
Dados da Sesa apontam que desde sexta-feira (7), 835 atendimentos médicos foram realizados em todo Paraná. Além disso, a Secretaria ainda encaminhou aos municípios afetados insumos médicos, como mil frascos de soro de 500 ml, mil unidades de Ringer e 14 mil itens de 17 tipos diferentes, incluindo ataduras, seringas, compressas e agulhas.
Para auxiliar no envio desses suprimentos, duas aeronaves fizeram o transporte até Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. Na cidade, quatro helicópteros levaram esses insumos para Laranjeiras do Sul, cidade que concentra a maior parte dos atendimentos médicos.
“O Paraná se mobilizou rapidamente para garantir que nenhuma unidade ficasse sem condições de atender. É um esforço conjunto que envolve logística, solidariedade e o compromisso de toda a rede de saúde com as famílias atingidas”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Somente em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul paranaense, mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o temporal. O município que conta com uma população de 14 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade ainda concentra o maior número de mortes pelo tornado: 5. A outra vítima, José Neri Geremias, era residente do distrito de Entre Rios, em Guarapuava.






