O Grupo Belmonte vai inaugurar um novo polo gastronômico no Edifício Touring, na Praça Mauá, ao lado do Museu do Amanhã, no Centro do Rio. O prédio art déco, de 1926, volta ao mapa cultural e gastronômico da cidade com quatro casas do grupo: o tradicional Belmonte, o japonês Azumi, o italiano Il Piccolo e o inédito Acervo Gastrobar. A abertura está prevista para a primeira quinzena de dezembro.
Idealizado pelo empresário Antonio Rodrigues, dono do Belmonte, o projeto tem como objetivo criar um ponto de encontro que una comida, música e lazer, estimulando o retorno do público ao Centro. “Essa área precisa de coisas boas: gastronomia, diversão e entretenimento. O intuito é levar o carioca de volta ao Centro da cidade, oferecer um lugar bacana para se divertir, comer bem e ouvir boa música. Todos os cariocas deveriam se orgulhar do Centro da cidade”, afirmou Rodrigues.
O complexo contará ainda com uma casa de eventos de grande porte, voltada para música eletrônica e programação com DJs nacionais e internacionais, inserindo o Touring no circuito de grandes acontecimentos da cidade e oferecendo uma alternativa no Centro a eventos semelhantes aos do Riocentro.
Para o setor gastronômico, a chegada do grupo à região representa um impulso à recuperação da área portuária. “A gastronomia é um grande motor econômico da cidade. A chegada do polo vai acelerar a revitalização local, como vimos acontecer em outros pontos do Rio. É um ganho para os cariocas e para os turistas”, destacou Fernando Blower, presidente do SindRio.
O movimento no Edifício Touring sucede a recente inauguração da Padaria Ipanema, também do Grupo Belmonte. O prédio da Praça Mauá, que abrigou o Touring Club do Brasil e aguardava restauração compatível com sua história, ganha agora novo destino, reforçando a reocupação do Centro do Rio com gastronomia, cultura e entretenimento.






