A Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, vai passar por sua primeira grande obra de requalificação e modernização desde 1940. Foi hoje a assinatura da ordem de início das obras, com a presença do prefeito Rodrigo Neves e representantes da construtora vencedora da licitação.
A iniciativa marca um divisor de águas na história urbana da cidade, devolvendo à principal avenida comercial e empresarial de Niterói um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social.
O prefeito Rodrigo Neves destacou que o projeto é prioridade da gestão municipal e faz parte de uma macroestratégia de revitalização do Centro, ao lado de intervenções já concluídas como a nova Praça Arariboia e a Avenida Rio Branco.
“Essa é a primeira obra de requalificação e modernização da Amaral Peixoto desde 1940, quando foi inaugurada. Essa transformação dinamiza o comércio, viabiliza moradias e estimula novos investimentos na região. O Centro será o novo vetor de desenvolvimento sustentável de Niterói nos próximos anos, gerando oportunidades para os moradores e beneficiando toda a cidade”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, o projeto também está alinhado ao Programa Recomeço, que atua no acolhimento de pessoas em situação de rua e na reinserção social, contribuindo para devolver à região ordem, segurança e vitalidade urbana.
As obras incluem reforma e ampliação das calçadas, implantação de um novo sistema de drenagem e aterramento das redes elétricas e de telecomunicações — tanto na Avenida Amaral Peixoto quanto nas ruas da Conceição e Doutor Celestino.
O projeto também prevê arborização intensa e canteiros verdes, que vão melhorar o microclima, reduzir a poluição sonora e visual, e garantir mais segurança à ciclovia, parte do eixo Amaral Peixoto–Marquês do Paraná–Roberto Silveira, considerado o mais movimentado do Brasil.






