Quem deseja ingressar na rede estadual de ensino deve ficar atento: o período de matrículas para novos alunos começa nesta quinta-feira (13/11). São mais de 1.200 unidades escolares com vagas disponíveis, incluindo Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), interculturais, cívico-militares e com itinerários de formação técnica e profissional, entre outras modalidades.
A primeira fase do processo será online e voltada para estudantes que desejam entrar na rede estadual, mudar de escola ou regularizar a matrícula após perder o prazo de renovação.
As inscrições vão até o dia 6 de dezembro e devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br. O candidato poderá escolher de três a oito opções de escola, curso, série e turno.
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o objetivo é assegurar ensino de qualidade e acesso igualitário: “Esse é o legado que queremos deixar: garantir o acesso e a permanência de todos os nossos estudantes.”
A ordem de inscrição não interfere na seleção. A alocação dos alunos seguirá critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, priorizando, nesta ordem: pessoas com deficiência, menores de 18 anos, continuidade na rede pública, irmãos na mesma escola, e proximidade da residência. Em caso de empate, tem preferência o aluno mais novo.
O resultado da primeira fase será divulgado em 18 de dezembro, nos sites da Seeduc e do Matrícula Fácil. Os responsáveis, ou os alunos maiores de idade, deverão confirmar a matrícula presencialmente entre 19 e 26 de janeiro de 2026, na escola em que o candidato for alocado.
A ficha de inscrição informará toda a documentação necessária para a confirmação da matrícula.






