Para melhorar a qualidade da alimentação que é servida aos pacientes dos hospitais da rede pública municipal, a Câmara do Rio aprovou nesta quarta-feira (12/11), em 1ª discussão, o PL 1104/2018, que determina o incremento de percentual mínimo de 30% de produtos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação fornecida aos seus pacientes. A aquisição dos produtos deverá ocorrer de forma escalonada, na seguinte proporção: 10% no primeiro ano; 20% no segundo ano; e 30% no ano subsequente.
Para adquirir os produtos orgânicos ou de base agroecológica, os hospitais deverão dar preferência aos produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos; aos produtores organizados em associações e cooperativas; àqueles enquadrados no conceito de agricultura familiar; e, por fim, aos demais.
“Os alimentos orgânicos reúnem mais vitaminas, minerais e outros nutrientes do que aqueles cultivados no âmbito da agricultura tradicional. Nosso objetivo é criar a cultura de substituição desses alimentos, na qual se observa o uso corrente de agrotóxicos, por aqueles de origem orgânica, que são muito mais saudáveis”, explica Junior da Lucinha (PSD), autor do projeto. A matéria foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.






