Antes de tudo, no dia das comemorações de seus 130 anos, o Flamengo goleou o Sport por 5 a 1, na Arena Pernambuco. O jogo foi pela 12ª rodada, que seria antes do Mundial de Clubes nos Estados Unidos. Muito desfalcado, o técnico Filipe Luís teve que mesclar a formação com jogadores da base.
O Leão saiu na frente, mas teve dois expulsos ainda no primeiro tempo. Os gols foram de Luiz Araújo, Juninho Vieira, Bruno Henrique, Ayrton Lucas e Douglas Telles fizeram os gols. Pablo abriu a contagem, que deu esperança do time local de vencer os visitantes.
Como foi o primeiro tempo?
O primeiro tempo foi quente na Arena de Pernambuco. O Sport começou ligado, pressionou a saída do Flamengo e abriu o placar cedo, numa roubada de Léo Pereira sobre João Vitor que terminou em gol de Pablo no rebote. O Flamengo respondeu com volume e chances claras, mas esbarrou em Gabriel, que fez defesa atrás de defesa para segurar o Leão.
O jogo mudou aos 37, quando Matheus Alexandre foi expulso após falta forte. Com um a mais, o Flamengo acelerou. Léo Pereira criou pela esquerda, Samuel Lino perdeu boa chance e Bruno Henrique parou novamente em Gabriel. O Sport tentou segurar as pontas, mas perdeu o controle no fim do tempo.
Aos 40, Luiz Araújo recebeu, girou sobre Rivera e mandou no canto para empatar, sem chance para o goleiro. Depois disso, o Flamengo manteve a bola e o Sport se fechou para levar o empate ao intervalo. No apito aos 48, o clima era de jogo aberto, com o Sport apostando na força defensiva e o Flamengo tentando fazer o peso técnico valer com um jogador a mais.
Como foi o segundo tempo?
O Sport voltou com Igor Cariús no lugar de Pablo para tentar fechar a defesa, enquanto o Flamengo colocou Michael para acelerar pelas pontas. Logo no início, Samuel Lino quase marcou, e o Leão se trancou atrás, pressionado pelos dois jogadores a menos. O Flamengo tomou conta das ações, criou chances com Bruno Henrique, Michael e Ayrton Lucas, mas Gabriel seguia salvando o Sport sempre que podia.
O cenário mudou de vez depois das substituições. Everton entrou, acertou a trave no primeiro toque na bola, e Juninho aproveitou o rebote para virar o jogo. Dois minutos depois, Bruno Henrique ampliou em chute por cobertura após erro na saída do Sport. O time pernambucano desabou emocionalmente, e o Flamengo transformou o jogo em ataque constante, com quase todo o time no campo ofensivo.
A pressão virou goleada quando Ayrton Lucas arriscou de direita, a bola desviou em Aderlan e entrou. Juninho quase fez mais um, Bruno Henrique perdeu boa chance, e Pulgar assustou em chute desviado. Do outro lado, o Sport só assistia, com jogadores pedindo atendimento e a torcida pedindo o fim da partida. Em seguida, Douglas Telles fechou o placar após grande jogada de Cebolinha pela esquerda.
Nos minutos finais, o Flamengo rodou a bola, diminuiu o ritmo e controlou até o apito final. A torcida rubro-negra cantou forte, celebrou os 130 anos do clube e empurrou o time rumo à liderança isolada do Brasileirão, agora com 71 pontos. A Arena de Pernambuco recebeu 19.706 torcedores numa noite amarga para o Sport e confortável para o Flamengo.
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte






