O Fluminense recebeu das mãos do presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Carlos Caiado, o projeto de lei para a revitalização do estádio das Laranjeiras e do centro de treinamento Carlos Castilho. A cerimônia aconteceu na última terça-feira,18, na sede do clube na zona sul do Rio de Janeiro.
O Fluminense participará do Operação Urbana Consorciada (OUC), que se trata da venda do potencial construtivo do clube, numa situação bem parecida com a utilizada pelo Vasco da Gama para a reforma completa de São Januário.
No caso do Fluminense, o projeto de lei ainda passará por deliberação e votação na câmara dos vereadores. O clube estipula o custo total da reforma entre R$ 200 e R$ 300 milhões. A intenção é iniciar as obras em 2026, com conclusão em 2029.
O Fluminense, através do projeto de lei, terá condições de negociar 103 mil metros quadrados pelo potencial construtivo. Grande parte das áreas está na zona oeste do Rio de Janeiro. O detalhe é que dentre as especificações do projeto, está o prazo para conclusão do projeto, que será de 120 meses (10 anos), a partir da publicação da lei.
Estádio das Laranjeiras receberá jogos?
Antes de mais nada, o local será chamado de “Complexo Laranjeiras”. O projeto prevê a revitalização das arquibancadas, com 6.300 mil lugares para o torcedor, com nível superior e inferior. Além disso, o Fluminense planeja construir uma arquibancada coberta com capacidade para 700 pessoas.
A intenção do clube é transformar o tradicional estádio do clube numa arena multiuso, e lucrar com shows e eventos, como acontece no Maracanã e Nilton Santos, por exemplo. Desse modo, o projeto oficial prevê a instalação de gramado sintético, o que ainda será definido.
Contudo, o clube não falou abertamente sobre receber jogos oficiais do time profissional nas Laranjeiras. Já sobre o centro de treinamento Carlos Castilho, está no projeto a ampliação do terreno, que hoje tem 33 mil metros quadrados.
Clube quer tirar o sub20 de Xerém
O clube pretende utilizar os recursos para comprar imóveis nos arredores do centro de treinamento, construir novos campos, e receber a categoria sub-20, para que a transição seja mais fácil. Atualmente o sub-20 do Fluminense treina em Xerém.






