O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta quarta-feira, o edital com as regras de seu novo concurso público que vai preencher 9.590 vagas temporárias de nível médio. Os detalhes das vagas foram divulgados no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
O prazo para inscrição é das 16h do dia 19 de novembro até às 23h59 do dia 11 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 38,50. As oportunidades são para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e de Supervisor de Coleta e Qualidade.
As provas serão aplicadas em 22 de fevereiro de 2026. O resultado final será divulgado entre março e abril do mesmo ano.
Segundo o documento, os aprovados serão contratados para a “realização de pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE em todo o território nacional”.
O instituto ainda destaca que o processo seletivo de temporários é o “maior” da história. O prazo de duração dos contratos será de um ano, prorrogável para até no máximo três anos. O recrutamento vai acontecer por meio de um Processo Seletivo Simplificado, que será amplamente divulgado.
O último concurso do IBGE foi em 2023, quando o governo federal autorizou o instituto a realizar concurso para contratar 8.141 funcionários temporários para a elaboração de pesquisas.






