A Gerdau abriu as inscrições para uma nova edição do Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria voltado ao empreendedorismo, que desta vez será dedicado exclusivamente a empreendedores pretos e pardos. São 200 vagas gratuitas para o curso on-line, destinado a pessoas acima de 18 anos que já tenham um negócio ou desejem empreender.
O treinamento será realizado entre os dias 24 e 28 e desenvolve habilidades a partir de ferramentas de gestão, ajudando os participantes a estruturarem ou iniciarem seus empreendimentos de forma organizada. A edição focada em pessoas pretas e pardas busca não apenas impulsionar negócios e inovação, mas também fortalecer uma visão mais inclusiva no ambiente empreendedor. Ao adquirir novas competências, os participantes podem se tornar referências em suas comunidades, estimulando desenvolvimento social e contribuindo para a redução de desigualdades.
As aulas serão ministradas por instrutores formados na metodologia By Necessity, criada pela Besouro de Fomento Social — parceira da Gerdau no projeto — além de especialistas em Marketing e Administração que também são empreendedores.
A metodologia do Gerdau Transforma revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta a pequenos empreendimentos em 10 etapas. O aluno passa por análise de contexto, definição de produto ou serviço, estratégias de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa e outras etapas essenciais. Ao final, o plano de ação apresenta, de forma simples e prática, os passos necessários para geração de renda imediata. Após o curso, os participantes contarão com 90 dias de acompanhamento de consultores especializados, período de incubação para aplicar o que aprenderam.






