A Prefeitura do Rio vai ampliar, neste fim de semana (22 e 23 de novembro), as ações da Operação Verão 25/26 nas zonas Sul e Sudoeste da cidade. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a iniciativa traz novidades tanto no ordenamento das praias quanto no controle de acesso a áreas ambientais.
A orla de Copacabana começou a receber novas placas com orientações aos banhistas, reforçando as regras estabelecidas pelo decreto de 27 de maio. Serão instaladas cerca de 250 placas ao longo de toda a orla carioca, com QR Codes que direcionam para o hotsite da Operação Verão, onde é possível consultar o que é permitido e proibido nas praias. Cerca de 200 agentes da SEOP atuarão neste fim de semana na fiscalização de ambulantes, barraqueiros e no combate aos flanelinhas.
Outra mudança é a flexibilização do uso de garrafas de vidro pelos barraqueiros. Um decreto municipal publicado na quarta-feira (19) voltou a autorizar o uso de garrafas originais de bebidas destiladas para preparo de caipirinhas e caipivodkas dentro das tendas. A manipulação deve seguir normas sanitárias, com fiscalização da SEOP e do IVISA-Rio.
Na Zona Sudoeste, será retomado o bloqueio de acesso de veículos ao Parque Municipal da Prainha e ao Parque Natural Municipal de Grumari. Os pontos de controle ficam na Estrada da Guanabara com Estrada do Pontal e na Estrada de Grumari com a Estrada Roberto Burle Marx. A região, que tem cerca de 800 vagas, volta ao esquema de restrição sempre das 8h às 15h, até 1º de maio de 2026. Dois blimps com a marca da Operação Verão auxiliarão na sinalização.
Flanelinhas
As ações de combate aos flanelinhas também serão intensificadas na região, com o uso de drones para identificar irregularidades. Somente veículos estacionados em vagas autorizadas e com talão regular poderão permanecer nos locais. Quem for flagrado extorquindo motoristas será conduzido à delegacia.
Desdobramentos da operação
A Operação Verão mobiliza mais de mil agentes municipais para reforçar o ordenamento urbano, a segurança e o trânsito durante o período de grande movimento nas praias. Nos dois primeiros meses da operação, foram aplicadas 394 multas a barraqueiros regularizados por irregularidades e apreendidas mais de duas mil garrafas de vidro vendidas ilegalmente. Mais de 12 mil pessoas em situação de rua foram abordadas, com 313 aceitando acolhimento. Houve ainda 1.065 objetos perfurocortantes apreendidos, além de entorpecentes, simulacros e 34 conduções para delegacias — seis resultando em prisões.
Outros reforços
A Polícia Militar também reforça a segurança na orla e nas cidades litorâneas, mobilizando 1.360 policiais, parte deles destinados ao policiamento da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ neste domingo (23), em Copacabana. O patrulhamento contará com apoio de aeronaves do Grupamento Aeromóvel, com transmissão em tempo real para a central de comando.
Nas rodovias estaduais, a Operação Verão também terá reforço, com mais de 60 policiais por dia e equipes motociclistas nos trechos de maior fluxo.
Segundo o Sistema Alerta Rio, o sábado (22) terá predomínio de céu parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Os ventos variam de fracos a moderados, e as temperaturas seguem elevadas, com mínima de 18°C e máxima de 35°C.






