A primeira parcela do 13º salário deve ser paga pelos empregadores até 28 de novembro deste ano. A data coincide com a Black Friday de 2025, o que deve estimular parte dos trabalhadores a usar o dinheiro extra para aproveitar as promoções.
Pela legislação, o pagamento da primeira metade do 13º deve ser feito até o fim de novembro. Como o dia 30 cairá em um domingo, o depósito precisa ser antecipado para o último dia útil, que será a sexta-feira, 28 de novembro.
A Black Friday, que ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro — logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos — também será realizada em 28 de novembro. Segundo estimativa da Neotrust, a data deverá movimentar cerca de R$ 11 bilhões em 2025.
Para Vanessa Martins, head de marketing da Neotrust, a combinação entre renda extra e promoções tende a impulsionar as vendas. “Quando o consumidor entra na data com reforço de renda, ele tende a comprar mais e com mais confiança”, afirma.
Mas o economista e educador financeiro Gean Duarte alerta para o risco de desequilíbrio no orçamento. Ele lembra que muitos trabalhadores podem gastar todo o valor recebido sem considerar despesas que se acumulam no início do ano, como impostos, material escolar e pagamentos de IPTU e IPVA.
Os especialistas também chamam atenção para golpes e fraudes, que aumentam durante a Black Friday. Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco, destaca que criminosos costumam usar links suspeitos, boletos falsos e promoções fraudulentas para enganar consumidores. Ele recomenda atenção redobrada, checagem da legitimidade de sites e o uso de cartões virtuais para compras online. Para compras presenciais, carteiras digitais ajudam a evitar a exposição de dados sensíveis.






