A maioria dos latinos nos Estados Unidos acredita que sua situação piorou durante o governo de Donald Trump, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Pew Research Center. O levantamento registra a primeira lacuna desse tipo em quase 20 anos de monitoramento.
De acordo com o estudo, 68% dos latinos afirmaram que sua condição se deteriorou no último ano, enquanto cerca de 80% disseram que as políticas do governo Trump prejudicaram mais os latinos do que os beneficiaram. Entre os principais fatores apontados estão as ações de deportação em massa e a desaceleração econômica.
Especialistas alertam que o descontentamento entre a população latina pode influenciar os votos nas eleições de meio de mandato de 2026, especialmente na manutenção das maiorias republicanas no Congresso.
Apesar da desaprovação, Trump recebeu apoio de parte dos eleitores latinos nas eleições presidenciais de 2024, em especial por questões econômicas e entre homens latinos. A pesquisa do Pew ouviu 4.923 latinos entre os dias 6 e 16 de outubro, incluindo 1.116 imigrantes, e apresenta uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais.






