A Operação Barricada Zero voltou, nesta terça-feira (25), a comunidades do Rio, São Gonçalo e municípios da Baixada Fluminense. No segundo dia de ações, as equipes ampliaram a atuação para Mesquita e continuaram a remover estruturas colocadas por criminosos para impedir o acesso às vias. Ao longo do dia, sete suspeitos foram presos e um homem ficou baleado durante um confronto em Duque de Caxias.
No Complexo da Mangueirinha, um servidor da Prefeitura de Caxias foi atingido no ombro quando criminosos atiraram contra policiais que faziam a segurança das equipes de trabalho. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional, o profissional foi socorrido e não corre risco de morte. A partir do episódio, o Bope passou a reforçar a atuação na região para garantir a continuidade da operação.
Em Caxias, policiais do 15º BPM prenderam três suspeitos e apreenderam três pistolas na comunidade do Corte 8, onde dois ônibus chegaram a ser sequestrados por criminosos. A ação provocou impactos no funcionamento de escolas e unidades de saúde. Em Nova Iguaçu, equipes prenderam dois homens com drogas e radiotransmissores no Grão Pará. Na Cidade de Deus, barreiras de concreto, caixas d’água de amianto e pedras foram removidas no Beco Efraim e em vias de acesso à Avenida Cidade de Deus.
As operações também ocorreram em comunidades de São Gonçalo, Queimados e Mesquita. Nessas áreas, não houve registro de confrontos, prisões ou apreensões até o momento, e as atividades de saúde e educação seguiram sem alterações. As equipes seguem monitorando as vias para impedir que as estruturas sejam reinstaladas por grupos criminosos.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional, a operação conta com o apoio de secretarias estaduais e prefeituras, que atuam com retroescavadeiras, caminhões e equipes técnicas. No primeiro dia de ações, 593 toneladas de barricadas haviam sido retiradas, volume que se somou às 210 toneladas removidas na terça-feira. A mobilização ocorre em meio à Operação Muro de Favores, que prendeu o vereador Ernane Aleixo, suspeito de auxiliar traficantes na construção de barricadas em São João de Meriti.






